Tamar,
Segue abaixo, meu relatório dos encontros com os cursistas.
O primeiro encontro com os cursistas aconteceu no dia 02.04.09. Enfrentamos alguns problemas por conta da falta de ambiente adequado para o encontro e da indisposiçao de certo gestor para receber o grupo e condiçoes do ambiente.Ainda assim, encontro ocorreu com grande espectativa.
Apresentamos o material e discutimos no primeiro momento , a didática apresentada pelo material. Os professores se apresentaram e falaram dos seus sonhos e desejos.Após ouvirem o projeto,manusearem o material e lerem alguns textos, maravilharam-se e comentaram que finalmente surgia um projeto bem elaborado e com cara do professor.Ainda no primeiro encontro lemos o texto "o grupo é assim" para induzir o grupo a agir como equipe , com respeito e responsabilidade.Resolvemos fazer um pacto de convivencia para o bom andamento do GESTAR II.A seguir , discutimos a tematica do trabalho e dos encontros.Os professores se mostraram bastante atraidos pelo //fGESTAR.
Como passo seguinte, expusemos o filme "narradores de Javé" , que seria utilizado em boa parte dos nossos encontros para discutir cultura, letramento, narraçao , alfabetizaçao entre outros assuntos. Marcamos o encontro seguinte e pedimos para que fosse dada uma olhada com mais carinho no material e começassem os estudos das tps.
O encontro seguinte ocorreu com a distribuiçao de envelopes contendo diversos generos textuais para testar o conhecimento prévio do professor e discutir o assunto do tp.A principio fizemos perguntas para saber a visao de ensino, de lingua e de discurso.A minha espectativa era de que os cursistas nao dominassem a nomenclatura , mas para meu espanto e admiraçao, os cursistas em sua maioria, detinham já um conhecimento bom sobre generos textuais, salvo algumas exceçoes. Alguns se sentiram motivados desde o primeiro momento pela exposiçao que fizemos e pelo material didático orientando a prática pedagógica.Alguns comentaram que tinham um parco conhecimento do assunto mas o encontro ajudou a entender melhor e aplicar em sala de aula.Discutimos ainda a teoria do gênero intuitivo e sociocomunicativo que para todos era novidade.Colocamos a musica de Gil "domingo no parque " para que fossem feitas retextualizaçoes abordando vários gêneros como noticias , editoriais, poemas etc.Os cursistas gostaram muito da atividade.O passo seguinte foi responder ao exercicio das paginas 19,20 e21.Assinamos a ata e encerramos o nosso encontro.
Chegamos ao nosso encontro com professores bem mais motivados no dia 23.04, e a nossa abertura foi com comentários dos cursistas de que estavam melhorando suas aulas com o uso do tp e AA ,um material de apoio do qual estavam precisando.Discutimos em sala a questão de ensinar ou nao gramática e o enfoque que se deve dar as aulas de gramática normativa.Discutimnos o efeito de sentido.O nosso momento seguinte foi discutir gêneros literários e nao literários , deixando claro para os cursistas que essa nomenclatura diferia da de gêneros enquanto texto.Trabalhamos com a musica de Chico Buarque "construçao"para explorar o efeito de sentido no uso de metáfora e recursos próprios dos textos ditos literários.Utilizamos jornais,revistas para trabalhar a noçao de gênero literário.Solicitamos aos cursistas que fizessem os exercicios das paginas 71 e 72 do tp.Houve questionamentos orais das letras a,b,c,d do referido exercicio.A partir de entao, discutimos o genero cordel e solicitamos que observassem fatos do dia para produzir um cordel .Solicitamos que essa atividade fosse levada para os alunos em sala de aula e discutido de forma ampla.Foi lido o cordel "excomunhao" e debatido o assunto tratado , se era do conhecimento de todos.Discutimos com os cursistas acerca dos relatórios que precisavam fazer e como fazer.Introduzimos na aula a noçao de portfolio e apresentamos exemplos de portfolio que estavam bem elaborados.
Em 30.04, houver a discussao entre a inter-relaçao entre gêneros textuais.E apresentada uma rápida noçao de tipologia textual.Expusemos textos e pedimos que fizessem diferenciaçao entre as marcas tipicas dos tipos e a heterogeneidade comum aos textos.Como avançando na prática , solicitamos que solicitassem aos alunos uma lista de provérbios e ditos populares para trabalhar em sala fazendo uma relação entre o provérbio e uma figura.Solicitamos que trabalhassem a publicidade e explicassem , já que explicamos em sala, a diferença de propaganda e publicidade.No encontro seguinte os cursistas fizeram ótimos relatórios dos trabalhos dos alunos e solicitamos que expusessem nos portfolios.
Em 07.05, fomos discutir mais profundamente as sequencias tipológicas , demos aos cursistas alguns textos , após dividi-los em equipes, solicitamos que cada um marcasse a predominância do tipo naquele gênero trabalhado;foram feitos exercicios e apresentados os resultados na sala para os demais cursistas. Nesse encontro, já percebiamos a falta de alguns cursistas , e fomos informados que alguns estavam desistindo por falta de tempo e por intransigência de alguns gtestores que negavam-se a liberar para a capacitaçao.Demos uma injeçao de ânimo para que os demais perseverassem. Nesse momento indicamos os estudos mais aprofundados da tp para as aulas seguintes.
Em 07 de maio iniciamos o nosso estudo em nossa oficina 05. Recebemos os cursistas e fizemos uma dinâmica acordada entre os formadores do grupo ; bolas de pepel superpostas e que exploravam os conteudos vivenciados nos encontros. Colocamos a música domingo no parque e solicitamos que cada vez que a música parasse quem estivesse com a bola responderia a questao em epigrafe.Foi um sucesso.Animadíssima a aula. Terminada essa atividade, propusemos um debate sobre portfolio em que explicamos como fazer e demos modelos exemplificativos.Cobramos a necessidade do cursista em fazer esses portfolios. Alguns professores comentaram que o GESTAR havia melhorado a aula e os alunos já sentiam e comentavam isso com eles.Que estavam mais animados com a aula.
Em 21 de maio iniciamos a oficina numero 6 .Apresentamos o texto "!recado ao senhor 903" , de Rubem Alves e ouvimos a audiçao do texto. A partir disso começamos a analisar , e colocar num gráfico, as sequencias predominantes.Lemos tambem o texto cidadezinha qualquer de Druimmmond para análise e reflexão.Os cursistas analisaram o texto, identificaram o genero e a tipologia e as condiçoes de trabalho de produçao do texto. Ouvimos dos cursistas diversas reclamaçoes com relaçao ao tempo para trabalhar os "avançando na prática."Já que tem que preencher cadernetas e fazer provas com o s alunos.Muitos alegaram ter outras redes e precisar de tempo . Demos mais uma injeçaõ de ânimo e mostramos a necessidade de aprender mais para levar melhor qualidade para a sala.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTamar,
ResponderExcluirDepois de entender o funcionamento do blogger, vou enfeitar e colocar fotos e portfolios posteriormente.Por enquanto, vou me apoderar dessa habilidade.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bem.. é isso aí, é mexendo nessa geringonça que se aprende. Vamos ficar craques nisso, daí o nosso aluno vai ter que tirar o chapéu pra gente..
ResponderExcluirUm abraço
Tamar
Tamar,
ResponderExcluirNos proximos, mandarei anexos e darei uma visualizaçao ainda melhor.Um abraço,
Ednaldo Barbosa.
Vou dar um aspecto bem bonito ao meu blogger.
ResponderExcluirAbraços,
Ednaldo Barbosa.
Estou em recesso e de pernas pro ar.Ainda assim, estou dando uma rápida leitura nos TPs para voltar aos encontros" afiado"..Um abraço,
ResponderExcluirEdnaldo Barbosa.
Olá amigo!
ResponderExcluirParabéns pelo Blog. Mãos à obra com muita dedica
ção e esforço para construirmos um educando melhor.
Raul Dantas
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO material do TP 4 unidade 16 será enviado o mais depressa possivel.
ResponderExcluirNa seção 3 da TP , discutimos a escrita e o desenvolvimento comunicativo, fazendo com que o cursista avaliasse as situaçoes sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e avaliaçao de atividades de escrita. Partimos para a discussão da páginha 190 da TP que aborda a hierarquização das dimensoes dos generos dependendo da situaçao sociocomunicativa.Trabalhamos com os cursistas os seguintes tópicos:CONSCIENCIA DA AUDIENCIA , que seria fazer o escritor perceber para quem escreve,A RELEVANCIA DO CONTEUDO; que analisa o que se vai escrever;A SEQUENCIA DA INFORMAÇAO;SEQUENCIA DA INFORMAÇAO;NIVEL DE FORMALIDADE;FUNÇÃO DA COMUNICAÇAO E FORMATO DO GENERO A SER USADO.Todos esses tópicos relacionados com o tratamento que deve ser dado ao texto.Discutimos a questão do escritor profissional e o escritor enquanto aluno, fazendo com que percebam a necessidade de fazer correçoes em seus textos para chegar a um texto bem acabado. Finalizamos com a assinatura da ata e marcando o encontro seguinte.
ResponderExcluiré né passei pra visitar teu "blog"
ResponderExcluirgostei,tá legal.
Vamos reativar esse blog e discutir um pouco de linguística
ResponderExcluir