segunda-feira, 17 de agosto de 2009

GESTAR II TP 5 UNIDADE 18.

O encontro do dia 13.08, iniciou-se com uma reflexao sobre os momentos vivenciados nos encontros do GESTAR,como tem sido o que tem modificado a prática do professor cursista e como seus alunos tem acompanhado o novo modelo de aula. O assunto abordado na TP 5 unidade 18 foi a coerencia textual . Iniciamos o nosso encontro discutindo o que cada cursista entendia por coerencia e quais os campos semanticos a que a palavra pode ser relacionada.Foram levantados aspectos ligados a oralidade, as ações dos sujeitos, as formas de cada sujeito agir e interagir , todos ligados com a coerencia.Comentamos com os cursistas que 0 assunto de nosso interesse seria a coerencia textual.; iniciamos os trabalhos fazendo a leitura do texto " a borboleta azul " de Machado de Assis para discutir a coerencia presente no texto e como essa coerencia vai garantindo o sentido ao texto, as artimanhas que o autor utiliza para prender a atenção do leitor . A seguir, demos espaço aos cursistas para que fizessem comentários sobre os recursos que garantem a coerencia textual. Depois de expostas algumas opinioes sobre o que vem a ser coerencia partimos para a teoria do assunto, explorando o material do TP . Fizemos distribuiçao de textos e imagens com os cursistas que nao garantiam a coerencia e solicitamos que os mesmos elaborassem textos a partir de figuras desconexas entre si. A seguir, fizemos a troca de material entre os cursistas e
solicitamos que procurassem dar sentido aos textos produzidos pelos colegas.Foram feitas as apresentaçoes para socialização de todo o material produzido em sala.
Pedimos aos cursistas que abrissem o TP na página 71 e 72 para fazermos rápidas leituras sobre o assunto. Solicitamos que usassem tambem o AA5 do aluno e fizessem os exercicios presentes nesses cadernos.Solicitamos aos cursistas que fizessem o exercicio da página 83 da TP para fixar a ideia de coerencia .Levantamos com os cursistas a importancia do conhecimento prévio para a garantia da coerencia.Abordamos também o conhecimento de mundo que cada individuo tem e que remetem a coerencia de um texto. Fizemos uso de textos imagéticos para discutir que esses textos tambem fazem uso da coerencia para garantir o seu sentido. Apresentamos aos cursistas imagens e frases soltas para que os mesmos produzissem textos coerentes e indicassem aos demais quais os recursos utilizados para garantir a coerencia textual.A seguir, todos foram convidados a apresentar seus trabalhos para os demais cursistas. Apresentamos aos cursistas tres niveis de coerencia e discutimos cada um deles> a coerencia narrativa, a argumentativa e a figurativa. Apresentamos exemplos e fizemos exercicios do livro " para entender o texto " de Platão e Fiorin.Fizemos cobranças da necessidade dos cursistas fazerem os avançando na prática para apresentaçao nos portfolios e na sala de aula.Solicitamos tambem que fizessem leituras de teorias sobre os assuntos abordados nos encontros para fortalecer os seus conhecimentos. Terminamos o nosso encontro com um café e a assinatura da ATA.

3 comentários:

  1. Os fatores de textualidades são:coerência,coesão,intencionalidade,aceitabilidade,situacionalidade,informatividade e intertextualidade.
    A coerência é responsável pelo sentido do texto,pela semântica, envolvendo não só aspectos lógicos,mas também cognitívos.
    Coesão è unidade formal do texto, que se dá por mecanismos gramaticais e lexicais.
    intencionalidade è empenho do autor em construir um texto coerente, coeso, e que atinja o objetivo que ele tem em mente. Isso diz respeito ao valor ilocutório, ou seja, o que o texto pretende falar.
    aceitabilidade é a expectativa do leitor de que o texto tenha coerência e coesão, além de ser útil e relevante. Grice (apud Costa Val. 1991) estabelece estratégias para o autor alcançar aceitabilidade è cooperação (para autor responder às necessidades do recebedor), qualidade (autencidade) e quantidade (informatividade).
    situacionalidade è diz respeito à pertinência e à relevância do texto no contexto. Situar o texto é adequá-lo à situação sociocomunicativa.
    informatividade è quanto menos previsível se apresentar o texto, mais informatividade. Tanto a falta quanto o excesso de previsibilidade, de informatividade, são prejudiciais à aceitação do texto por parte do leitor. Um bom índice de informatividade atende à suficiência de dados.
    intertextualidade é concerne aos fatores que ligam a utilização de um texto dependente do conhecimento de outros textos.

    ResponderExcluir