terça-feira, 22 de setembro de 2009

TP 06 UNIDADE 21

Iniciamos o nosso encontro do dia 10 dando as boas -vindas aos cursistas e discutindo como começariamos o encontro , se pela TP 1ou iriamos para aTP 6. Após uma discussão , ficou acertado que trabalhariamos a TP 6 unidade 21.Levamos para a leitura dos cursistas um EDITORIAL  discutindo a relaçao pais e filhos e a permissividade. Solicitamos dos cursistas que identificassem os pontos principais discutidos no texto, qual o tema, quais as ideias mais relavantes e como o autor do texto tentava persuadir os seus leitores  , já que isso faz parte das estratégias argumentativas do texto.Discutimos com os cursistas a argumentaçao nos diversos gêneros textuais , nos textos  verbais e nao verbais.Para inicio de conversa, introduzimos   o texto  constante na página 15 do referido TP e fizemos com os cursistas a leitura das imagens  e da estratégia argumentativa presente no texto.Analisamos o efeito de sentido da produçao e dos termos utilizados assim como a polifonia presente na imagem e nos termos utilizados. Alguns cursistas falaram sobre a diversidade de sentidos que as palavras assumem no contexto. A seguir,analisamos o exemplo constante na pagina 20 e a atividade proposta  na mesma página a atividade 4 do TP.Resolvemos com os cursistas a atividade, e foram convidados a expor os exercicios que utilizariam com os alunos. Fizemos umapausa e solicitamos que socializassem os trabalhos feitos em sala  de aula com os alunos. Tiramos fotos dos cursistas e fizemos alguns debates inerentes ao assunto trabalhado no encontro.
    Conversamos com os cursistas e fizemos uma explanação teórica acerca da tese do texto..Como trabalhar com os alunos a questão da tese e dos argumentos. Elaboramos exercicios de compreensão do texto que iniciamos o encontro. Iniciamos o momento com a seção 2 discutindo a tese e seus argumentos. Para tanto, fizemos uma breve leitura de testos de opiniao e lemos a tira do HAGAR presente no TP.Lemos com os cursistas  alguns textos presentes no TP  e fizemos questoes inferenciais. Cobramos a exibição dos trabalhos e a necessidade de sistematizar tudo nos portifolios.Discutimos as relações lógicas do texto e apresentamos alguns termos que cumprem a função no texto e como explorar tal questão em sala de aula.Os cursistas se mostraram bastante empolgados com os encontros e foram feitos , como sempre, rasgados elogios ao projeto.Falamos acerca da prova Brasil e da necessidade de se discutir isso em sala e com outros professores da escola de cada um dos cursistas. Partimos então para a seçaõ 3 e iniciamos com a leitura do texto da página 41 doTP .Trabalhamos a qualidade da argumentação para obtençao do efeito desejado e como levara questao para a  sala de aula.Fizemos a leitura do texto de Fernando Pessoa "para ser grande " que suscitou um debate acerca da necessidade humana de ser sempre o melhor. Discutimos com o cursista a tese e os argumentos no genero poema.
      Utilizamos em sala o livro para entender o texto e discutimos tambem os defeitos de argumentação , complementando o que traz  o TP na sua página 59 e 60,. }A seguir, resolvemos a atividade constante da página 47 e resolvemos os exercicios com os cursistas e propusemos atividades similares para os cursistas fazerem com os seus alunos . Indicamos editoriais e textos de opinião para serem levados aos alunos.Assinamos a ATA e cobramos as atividades dos cursistas. Finalizamos o encontro solicitando que os cursistas trouxessem o TP 1 e lessem acerca de preconceito linguistico e dialetos da lingua portuguesa.Isso foi feito depois de conversar com os cursistas e sentir a necessidade de discutir o tema do preconceito linguistico antes de continuarmos avançando no TP 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário