
Iniciamos o nosso encontro para discutir a unid 20 discutindo a parte teorica doTP que aborda a relação lógica no texto. Antes de iniciar o encontro, pedimos aos cursistas que falassem um pouco sobre suas práticas em sala de aula. Alguns expuseram seus trabalhos e aproveitamos para tirar fotos dos nossos encontros. Abordamos os aspectos ligados a temporalidade identidade,negaçao e implicação como elementos condutores da sequencia do texto. Para trabalhar esses elementos do texto , fizemos uso do texto "balada do amor através das idades" de Drummond, para discutir os aspectos temporais do texto. Fizemos um debate e elaboramos exercicios para ser debatido oralmente o texto.A seguir, trabalhamos toda a sequencia temporal no texto e o efeito de sentido provocado por esse tipo de construçao. Fizemos a leitura do TP pág 184 e analisamos os principais elementos relacionados a temporalidade. Esta semana,depois,antes,próximo ano etc.
Continuamos o nosso encontro discutindo a relação lógica de identidade e a implicação para o entendimento e construção do sentido do texto. Foi feita a leitura da página 192 e resolução dos exercicio constantes na TP 5.
Continuamos o nosso encontro discutindo a relação lógica de identidade e a implicação para o entendimento e construção do sentido do texto. Foi feita a leitura da página 192 e resolução dos exercicio constantes na TP 5.
No momento seguinte, apresentamos a negação como efeito de sentido aos cursistas. Fizemos a apresentaçao teórica e propusemos uma atividade em sala de aula ao que os cursistas apoiaram de imediato. Lemos o texto da página 258 e entregamos recortes de jornais, encartes de lojas e solicitamos que fossem produzidos textos explorando a negaçao no texto. Todos os cursistas elogiaram o trabalho e propusemos atividades para serem apresentadas aos alunos das respectivas escolas.Discutimos com os cursistas um pouco de ambiguidade e o efeito provocado no texto . Encaminhamos nosso trabalho para a resolução dos exercicios propostos na página 211 da respectiva TP. Lemos o texto D.Custódia que explora muito bem a construçao a partir da negaçao e abordamos os significados implicitos do texto. mAlguns cursistas apontaram certo desconhecimento dos termos hiperonimico e hiponimo respectivamente. Fizemos uma rápida explicaçao , assinamos a ata e encerramos o nosso encontro. Discutimos a necessidade de manter o portifolio atualizado.


Nenhum comentário:
Postar um comentário