Iniciamos a nossa conversa com os cursistas retomando o assunto da aula anterior e relendo o texto de Nelly Carvalho, que discute o preconceito no texto 500 anos x preconceito. Em seguida, solicitamos aos cursistas que relessem o texto "o pitoresco na justiça " e transpusessem para a lingua considerada padrao.Analisamos o efeito de sentido causado pela alteraçao no texto.Solicitamos dos cursistas que fizessem a alteraçao do texto para o gênero depoimento obedecendo a estrutura do gênero. Fizemos a leitura do texto inicial do TP que discute as variantes linguisticas para darmos inicio ao nosso trabalho.Fizemos junto com os cursistas um pequeno debate a partir da tirinha de HAGAR que discute gramática e a relação com o dia -a dia- do aluno.Fizemos um debate explorando o texto da TP pagina 57 que discute as variantes linguisticas. Trabalhamos a necessidade de discutir e ensinar a norma culta da lingua e a relação com a sala de aula e a lingua que o aluno fala no cotidiano. O que caracteriza a norma como culta... Fizemos o exercicio da página 59 fazendo uma discussao sobre o assunto.Propusemos aos cursistas que lessem texto da página 65 do TP "avançando na prática" e pedimos que aplicassem em sala para discutirmos posteriormente.
No segundo momento, passamos a discutir o texto literário, lemos rapidamente alguns textos presentes no tp , principalmente o "casamento dos pequenos burgueses" de Chico Buarque.Como nao tinhamos o CD para audiçao o texto foi lido por um dos cursistas. Propusemos aos cursistas que levassem o texto para a sala de aula acompanhada do CD para que os alunos pudessem ouvir a cançao. Resolvemos a atividade 11 do TP .Fizemos uma pausa e lemos com os cursistas !sobre moluscos e homens" de Rubem Alves para reflexão.
Na seção 3 , introduzimos a discussão acerca das modalidades da lingua e influencia para a sala e o trabalho do professor de portugues. Discutimos as diferenças entre lingua falada e lingua escrita e o uso que o professor pode fazer em sala .Fizemos uma analise do texto da página 83 com os cursistas e fizemos a interpretação do texto para e com os cursistas.Foi feito um longo debate acerca da questão da lingua oral e escrita e a relação com o cotidiano da escola e o preconceito linguistico .Fizemos ver aos cursistas com muita insistencia que a norma culta é apenas um dos dialetos da lingua , que não é pior nem melhor do que o nao padrao e que seu uso depende dos interlocutores e do momento do uso.Encerramos nosso encontro com a assinatura da ATA e asolicitação de que os cursistas aplicassem de forma mais constante as atividades trabalhadas no tp inclusive os avançando na prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário