sábado, 5 de dezembro de 2009

TP 2 UNIDADE 7 E 8 26.11.

Começamos o nosso encontro retomando o assunto que haviamos discutido no encontro anterior.Afinal o que é arte?o se manifesta a arte no cotidiano? De que forma os nossos alunos veem a arte ? Os cursistas foram levando o debate adiante e nos começamos a discutir e instigar , como já haviamos conversado , passei as maos dos cursistas o filme " o sorriso da monalisa " para que fosse visto pelos cursistas e posteriormente , com os alunos para debate. Respondemos e avaliamos os exercicios constantes no TP 2 páginas 80 a 82. Abrimos a seguir , a discussão acerca da classificação da arte, constante na seção 2. Trabalhamos as várias formas de arte e suas implicações no nosso cotidiano e dos alunos.Lemos  , junto com os cursistas , o texto "fantasia" de Chico Buarque e pedimos aos cursistas que levassem a música para audição pelos alunos.Solicitamos aos cursistas que resolvessem os exercicios presentes na página 87 .Analisamos criticamente as imagens da página 89 do TP. Fizemos com os cursistas uma avaliação de quais são as funções da arte e propusemos algumas leituras constantes no livro a "necessidade da arte".
        Como o nosso objetivo maior é o uso da linguagem como produtora de sentido , abordamos o uso da linguagem figurada e a função na produção dos textos. Solicitamos aos cursistas a produção de um texto fazendo uso de determinadas figuras para que percebessem o efeito de sentido e pudessem trabalhar com seus alunos.Lemos o texgo da página 110 que discutia a expressividade da linguagem cotidiana , demos uma enfase a questão da metáfora no cotidiano.Na seção 3 , fizemos algumas atividades explorando os elementos sonoros e sintáticos da expressividade.
         Após o intervalo para o café  , fizemos uma revisão do assunto trabalhado e paramos para que os cursistas finalizassem ou pelo menos sistematizassem os trabalhos dos projetos que iríamos apresentar na finalização dos encontros do GESTAR na regional norte. Encerramos o encontro com a assinatura da ATA e cobranças aos cursistas para que acelerassem os trabalhos do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário